Skip to content.
 
     
 HOME   
 
 
Eventos
Do
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Contactos

Av. D. Dinis, nº 17
Apartado 257
2431-903 Marinha Grande

Tel:(+351) 244 575 150
Fax:(+351) 244 575 159
 

Feira de referência alemã escolhe Portugal para apresentação oficial

A organização da ‘Moulding Expo’, considerada neste momento como a mais importante feira europeia para a indústria de moldes, ferramentas e modelos, escolheu Portugal para fazer a apresentação oficial do certame, que decorre de 30 de maio a 2 de junho, em Estugarda (Alemanha).

A escolha de Portugal para esta conferência de imprensa internacional, que teve lugar quarta-feira, dia 8, no Palace Hotel de Monte Real, Leiria, surgiu, segundo a organização da feira – a cargo da Messe Stuttgart -, devido ao reconhecimento da importância da indústria de moldes portuguesa e também pela forte ligação criada com a Associação Nacional da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais (CEFAMOL), desde a primeira edição do certame, em 2015. Nesse ano, a CEFAMOL participou na ‘Moulding Expo’, acompanhada por uma dezena de empresas nacionais.

Num ambiente marcado pela descontração visível, por exemplo, na distribuição de camisolas personalizadas a todos os participantes, a apresentação da feira contou com cerca de uma centena de participantes, entre elementos da organização, diversas entidades ligadas ao setor, patrocinadores, representantes de várias associações internacionais de moldes e ferramentas membros da International Special Tooling and Machining Association – ISTMA e jornalistas. Oriundos de vários países europeus, os elementos da imprensa constituíram cerca de dois terços das participações no evento.

Na abertura do evento, Bob Williamson, da ISTMA, referiu-se à indústria portuguesa de moldes e ferramentas classificando-a como “um dos setores mais dinâmicos da Europa”. Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, realçou o crescimento que o setor tem tido nos últimos cinco anos, com as exportações a atingirem, em 2016, “o valor recorde de 625 milhões de euros”, tornando-o o terceiro maior produtor da Europa e o oitavo produtor mundial. Face a 2010, o setor registou um crescimento de 92%, revelou ainda.

 

Visita a empresas

Ponto alto do programa foi um conjunto de visitas, organizado pela CEFAMOL, junto das empresas de moldes nacionais que integram o Pavilhão Nacional coordenado pela Associação na ‘Moulding Expo’ 2017. Para a maioria dos elementos da comitiva, tratou-se do primeiro contacto com a realidade da indústria portuguesa de moldes e ferramentas especiais. No final, muitos admitiram ter ficado “impressionados” com a qualidade das empresas visitadas, considerando-as mesmo “ao nível das melhores da Alemanha”.

A ‘Moulding Expo’ realiza-se de dois em dois anos. Esta é a segunda edição e, quando arrancou, em 2015, teve um sucesso imediato. Estiveram em Estugarda 620 expositores (31% dos participantes pertencentes ao setor automóvel ou fornecedores do setor automóvel e 27% na área dos moldes e ferramentas especiais), de 30 países. Foi visitada por mais de 14 mil pessoas, oriundas de 52 países.

A organização prevê que, nesta edição, o certame cresça, quer no espaço, quer no número de expositores e, consequentemente, nos visitantes.

Assume-se como um evento capaz de reunir, num único espaço, os melhores fabricantes europeus de ferramentas, moldes e modelos com os seus clientes e também com as suas indústrias fornecedoras.

A feira estende-se por quatro áreas, duas delas destinadas a ferramentas, modelos e moldes (desde fabricantes a fornecedores de materiais e prestadores de serviços). Duas outras áreas acolherão máquinas, ferramentas de precisão e software.

Para além das áreas de exposição, haverá espaço para a realização de fóruns, debates e partilha de ideias e experiências.

Os fabricantes portugueses voltam a marcar presença nesta edição. A CEFAMOL vai fazer-se acompanhar por cerca de duas dezenas de empresas nacionais que esperam realizar ali bons contactos e desenvolver os seus negócios, sobretudo no mercado alemão.


Revista "O Molde"
Nº113 - abril 2017

Destaques

Retificação

Produção de componentes com funcionalidade otimizada por sinterização a laser

Moldes: Melhorar o rendimento de máquinas ferramenta

Rússia - Mercado dos moldes
Market Report
Nº 13 - maio 2016

Destaques

Geração de competências para a Indústria de Moldes

CEFAMOL apresenta "Manual de Boas Práticas de Excelência Empresarial na Indústria de Moldes"

Marrocos: um crescendo de oportunidades
Projectos
 
Ferramentas Pessoais