Skip to content.
 
     
 HOME   
 
 
Eventos
Do
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Contactos

Av. D. Dinis, nº 17
Apartado 257
2431-903 Marinha Grande

Tel:(+351) 244 575 150
Fax:(+351) 244 575 159
 

CEFAMOL e TEBIS promovem ciclo de seminários em 2017

“Melhoria de processos através da estandardização” foi o tema do seminário que decorreu no dia 12 de abril, na sede da Associação Nacional da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais (CEFAMOL).

O evento está integrado num ciclo de sessões, denominado ‘Tech Days’, que irá decorrer ao longo do ano de 2017, organizado conjuntamente pela CEFAMOL e pela TEBIS, com o objetivo de discutir desafios técnicos e tecnológicos da Indústria, de forma a identificar oportunidades de melhoria e de reforço da competitividade das organizações. 

Julian Odech, consultor da TEBIS desde 2009, foi o orador do primeiro seminário, falando para uma plateia de cerca de três dezenas de representantes de empresas de moldes e ferramentas especiais.

Sublinhando que “cada molde é único”, Julian Odeh, realçou, contudo, que só o é “em certos aspetos”, uma vez que “é possível implementar a estandardização em alguns procedimentos”. O resultado final, frisou, é “conseguir uma redução no tempo de fabrico é o que toda a gente anseia: fazer um molde mais depressa”.

Na sua intervenção, deu exemplos sobre os vários passos que é possível dar dentro de cada organização, de forma a adotar a estandardização desde as fases do design, passando pelo CAM e até às ferramentas. Salientou a necessidade de, ao mesmo tempo que se uniformizam procedimentos, se uniformizar, também, a comunicação dentro das empresas.

Enumerou várias as vantagens que os fabricantes de moldes terão em adotar a estandardização “como forma de se tornarem mais competitivos no futuro”, lembrando que “se não andar para a frente e não se tornar competitiva, a empresa corre o risco de ficar pelo caminho”.

A intervenção foi bem acolhida pelos presentes. Apesar do tema não ser uma novidade, as empresas representadas relevaram a pertinência da discussão. Muitas têm, até, a estandardização em curso e tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas, confirmar procedimentos e perceber as vantagens e a forma de adotar novas metodologias.

Pedro Bernardo, gerente da TEBIS Portugal, explicou que o objetivo da realização dos seminários é “ser uma alavanca que ajude a mudar mentalidades e torne a nossa indústria mais forte e competitiva”.

Depois da estandardização, estão já pensados outros seminários, subordinados a outros temas relacionados com a ‘Indústria 4.0’.



Revista "O Molde"
Nº114 - julho 2017

Destaques

Estandardização

Fabrico Aditivo de Metais: Oportunidades e Desafios

Internacionalização em Cooperação: como construir novos horizontes

África do Sul: situação económica e perspetivas
Market Report
Nº17 - abril 2017

Destaques

Pré-Internacionalização

Negócio Arriscado

Hungria: um Mercado no Centro da Europa
Projectos
 
Ferramentas Pessoais