Skip to content.
 
     
 HOME   
 
 
Eventos
Do
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Contactos

Av. D. Dinis, nº 17
Apartado 257
2431-903 Marinha Grande

Tel:(+351) 244 575 150
Fax:(+351) 244 575 159
 

CEFAMOL realizou missão à África do Sul

“A África do Sul tem potencialidades mas as oportunidades desse mercado têm de ser trabalhadas pelas empresas”. Esta uma das principais conclusões de Manuel Oliveira, secretário geral da Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), após a missão empresarial realizada aquele país, entre os dias 2 e 7 de abril. Quatro empresas portuguesas – CR Moldes, E&T, Moliporex e Exportools – acompanharam a CEFAMOL nesta deslocação e contactaram de perto com indústria e instituições do país, de forma a identificar possibilidades de negócio e/ou cooperação com parceiros locais.

Não é a primeira vez que a Associação desenvolve atividades promocionais na África do Sul. Neste regresso, conta Manuel Oliveira, foi possível constatar a evolução recente do mercado local. “Há um reforço da indústria de uma maneira geral, muito alicerçado no setor automóvel, com a presença de sete importantes fabricantes internacionais no país”, explica. Foram, por isso, detetadas oportunidades. “Há, por exemplo, necessidades a que a indústria local de moldes e ferramentas especiais não consegue dar resposta, por exemplo ao nível da dimensão ou complexidade da oferta das empresas portuguesas”, sublinha, considerando que um dos caminhos para as empresas portuguesas poderá ser a realização de parcerias com as unidades de produção locais.

Nesta visita, para além de reuniões  com alguns dos stakeholders e visitas a empresas locais, a CEFAMOL esteve representada na ‘NAACAM Show’, uma feira organizada pela National Association of Automotive Component and Allied Manufacturers of South Africa, em Durban, certame, que se realiza de dois em dois anos, e é reconhecido como uma montra privilegiada da indústria automóvel e de componentes na África do Sul. Presente com um stand, a associação deu, com esta representação, maior visibilidade às empresas e à indústria portuguesa

Já este ano, as potencialidades do mercado da África do Sul estiveram em destaque, no decorrer de um seminário, organizado em fevereiro pela CEFAMOL e pela Embaixada da África do Sul e inserido no ciclo de Conferências “Engineering & Tooling: Oportunidades e Desafios”. Na ocasião, Jorge Maia, da Industrial Development Corporativon of South Africa, destacou a presença da indústria automóvel que, explicou, representa 5,7% do total da atividade industrial e 7,2% do PIB da África do Sul. Em 2015, referiu ainda, foram fabricados mais de 600 mil veículos, de operadores instalados em diferentes áreas geográficas do país, como a BMW, a Ford, a GM, a Mercedes, a Nissan, a Toyota ou a Volkswagen.



Revista "O Molde"
Nº113 - abril 2017

Destaques

Retificação

Produção de componentes com funcionalidade otimizada por sinterização a laser

Moldes: Melhorar o rendimento de máquinas ferramenta

Rússia - Mercado dos moldes
Market Report
Nº 13 - maio 2016

Destaques

Geração de competências para a Indústria de Moldes

CEFAMOL apresenta "Manual de Boas Práticas de Excelência Empresarial na Indústria de Moldes"

Marrocos: um crescendo de oportunidades
Projectos
 
Ferramentas Pessoais