Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Unboxing Markets: Turquia reúne potencial como mercado para moldes nacionais

Voltar à listagem

A Turquia que, nos últimos anos, tem apostado no desenvolvimento da indústria, acolhendo um número considerável de OEM do ramo automóvel e do sector dos eletrodomésticos, apresenta-se como um interessante mercado para os moldes portugueses. Assim o assinalou a delegada da AICEP naquele país, Celeste Mota, oradora convidada de mais uma edição da iniciativa ‘Unboxing Markets’, organizado pela CEFAMOL. A Associação tem prevista para aquele país uma missão, a decorrer entre 15 e 19 de abril.


Salientando que o país “tem capacidades de forte produção, com mão-de-obra qualificada e com excelente infraestrutura logística”, a oradora afirmou ainda que “oferece oportunidades de negócio em muitos sectores”, nomeadamente na maquinaria, automóvel, plásticos, químicos, defesa e aeronáutica, entre outros.


“A indústria automóvel é a locomotiva da economia turca”, explicou, contando que se prevê que esta tenha um crescimento relevante nos próximos anos, sobretudo no que diz respeito aos veículos elétricos. “O país tem grande experiência em trabalhar para a indústria automóvel; aliás, 12 das principais OEM dessa indústria (entre as quais, a Fiat, Renault, Mercedes, etc) estão ali representadas, bem como mais de 500 fornecedores Tier1”, enfatizou, adiantando que “a Turquia se posiciona, neste momento, como alternativa à produção nos mercados asiáticos”.


Os fornecedores globais construíram um ecossistema de mobilidade na Turquia e este, salientou, “é muito competitivo”. Como resposta, as empresas apetrecharam-se de forma a conseguir fornecer soluções completas, desde o design até a produção do automóvel. Para além das multinacionais, a Turquia desenvolve os seus próprios veículos, assumindo destaque os automóveis de passageiros movidos a eletricidade. “A marca local TOGG projeta produzir cinco modelos diferentes de automóveis elétricos, dos quais o primeiro já está a ser comercializado”, frisou. A Turquia ocupa o terceiro lugar na Europa, no que diz respeito à produção de veículos, e é a 13ª no mundo. Em 2023, foram produzidos 1,5 milhões de unidades.


Celeste Mota revelou ainda que as importações turcas de moldes portugueses ascenderam, em 2022, a cerca de 6 milhões de dólares, valor que, em 2023, subiu para mais de 14 milhões de dólares. A China é o principal fornecedor de moldes da Turquia. Do total de 336 milhões de dólares em moldes importados, 173 milhões provêm da China, enquanto 30 milhões são de Itália e 23 da Alemanha.


A Turquia foi mais um mercado que a CEFAMOL deu a conhecer, no âmbito da iniciativa ‘Unboxing Markets’ que, ao longo do ano, possibilitará a revelação de outros mercados que possam assumir-se como alternativa aos que vêm sendo os mais tradicionais do sector.



Assista à gravação da sessão:






Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )