Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Projeto N.º 000024



Projeto nº 000024


Designação do Projeto: Engineering & Tooling From Portugal 2015-2016


Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME — Projetos Conjuntos


Objetivo principal: O Projeto “Engineering & Tooling from Portugal 2015/2016” tem como objetivo principal o reforço da competitividade empresarial da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais, apoiado na prospeção de mercados, reforço da presença e na consolidação do posicionamento internacional do Sector, promovendo o aumento das exportações nacionais, quer em mercados tradicionais, quer em novos mercados.


Região de Intervenção: Norte e Centro


Entidade Beneficiária: CEFAMOL — Associação Nacional da Indústria de Moldes


Data de aprovação (última decisão):28-05-2015
Data de início:01-05-2015
Data de conclusão:31-12-2016


Custo Total Elegível: 1.395.338,70€
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 768.528,5€


Síntese do Projeto: Dinamizar a entrada de PME que constituem a Indústria Portuguesa de Moldes e Ferramentas Especiais em novas áreas de negócio através da procura de novos clientes, mercados e/ou áreas industriais, promovendo a internacionalização do Sector e o alargamento da sua presença nos mercados internacionais através de um plano de promoção integrado e de marketing, que potencie a identificação de novas oportunidades de negócio, cooperação e parceria, de acordo com as principais linhas de orientação da Estratégia de Eficiência Coletiva definida para o Cluster.


Pretende-se assim dar continuidade à promoção internacional do conceito "Engineering & Tooling from Portugal", imagem de marca do Sector nos últimos anos, a qual procura evidenciar o alargamento da cadeia de valor desta Indústria, quer a montante, quer a jusante, e o desenvolvimento de um conjunto alargado de produtos e serviços que vão muito além do “mero” fabrico de moldes.


Este Projeto apoiará e complementará as estratégias individuais das empresas reforçando o posicionamento da Indústria Portuguesa de Tooling em cada mercado e sector de atividade, como resultado das várias iniciativas de consolidação e afirmação da Marca Coletiva “Engineering & Tooling from Portugal”. Tais iniciativas facilitarão a definição de estratégias de abordagem promocional, de marketing, comercial e de imagem para mercados e sectores de atividade concretos por parte das empresas portuguesas.


As atividades contempladas serão fundamentais para o incremento das exportações nacionais de produtos de alta intensidade tecnológica, consolidando a intervenção do Sector em mercados tradicionais e penetrando em novos mercados (geográficos e industriais) de elevado valor acrescentado.

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )