Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Missão à Sérvia revela potencial para empresas nacionais

Voltar à listagem

A CEFAMOL organizou, pela primeira vez, uma missão empresarial na Sérvia, que decorreu entre os dias 18 e 21 de março. Esta ação, na qual participaram as empresas CR Moldes, Itecmo, Jetmol, PMM Moldes e Prifer, permitiu o contacto com o mercado, identificação e exploração de novas oportunidades de negócio e a possibilidade de cooperação com empresas locais. O grupo visitou unidades industriais nas áreas de componentes e produtos plásticos, localizadas em várias zonas daquele país.


No final da ação, as empresas mostraram-se satisfeitas com o conhecimento de mercado obtido, considerando que aquela região reúne um conjunto de condições que podem ser interessantes para a indústria nacional. “Trata-se de um mercado que está em claro desenvolvimento, demonstrando algumas perspetivas de crescimento a curto e médio prazo”, explicou Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, que acompanhou esta primeira ação naquela região.




Tal perspetiva, adianta, deve-se, por um lado, aos investimentos que são visíveis no país, a nível industrial, com “a instalação de algumas multinacionais, sobretudo na área do sector automóvel” que, no seu entender, “permitirão impulsionar a cadeia de valor nessa região” e, como tal, fazer crescer a necessidade de fornecedores qualificados. As empresas portuguesas podem vir a assumir-se como uma mais-valia para o desenvolvimento da estratégia industrial local, atendendo ao elevado know-how e experiência que detêm, quer na área automóvel, quer noutros sectores industriais.


Por outro lado, sustentou, a proximidade com países onde a indústria de plásticos e componentes está em franco desenvolvimento, como a Hungria e a Roménia, poderá assumir-se, também, como uma vantagem para o desenvolvimento de novos negócios pelas empresas portuguesas.


Os participantes na missão consideraram ter realizado “contactos interessantes” que deverão, agora, ser desenvolvidos. Por sua vez, “a CEFAMOL manter-se-á atenta ao desenvolvimento das oportunidades neste país, ponderando a possibilidade de desenvolver mais ações de promoção que evidenciem as potencialidades dos fabricantes de moldes nacionais”, explicou.


Esta missão empresarial realizada na Sérvia enquadrou-se no projeto de promoção internacional Engineering & Tooling from Portugal, apoiado pelo COMPETE 2030, tendo como objetivo a diversificação de mercados do sector numa região que se encontra com fortes perspetivas de crescimento e desenvolvimento futuro.





Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )