Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

SEMANA DE MOLDES 2018 - 1 a 4 de Outubro | Marinha Grande e Oliveira de Azeméis

Voltar à listagem


“Semana de Moldes 2018” transforma Portugal, entre 1 e 4 de outubro, na capital mundial desta indústria


Portugal é, em outubro próximo, a capital mundial da indústria de moldes. Marinha Grande e Oliveira de Azeméis, os dois principais polos nacionais deste sector, acolhem a XI edição da Semana de Moldes, que tem lugar de 1 a 4 de outubro, esperando a presença de centenas de participantes, muitos deles oriundos de vários pontos do Globo, desde o Oriente, ao Continente Americano ou Europa. O evento resulta, uma vez mais, da organização conjunta da Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE), do Cluster 'Engineering & Tooling' e da incubadora de empresas 'OPEN'.


Com a presença confirmada do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na cerimónia oficial de abertura, a Semana de Moldesé composta por seminários, conferências e workshops, com uma forte participação nacional e internacional. Reúnem-se as mais variadas áreas deste sector, desde a investigação à produção. A inovaçãoe o desenvolvimento tecnológico centrados numa perspetiva de futuro vão ser os temas em destaque com o vasto conjunto de ações, ao longo da semana, a permitir a partilha e discussão de ideias e projetos, proporcionando o contacto entre várias empresas e consórcios mundiais. Destaca-se ainda a presença e intervenção dos Secretários de Estado da Indústria e do Desenvolvimento e Coesão durante o dia 2 de outubro, assim como Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, no jantar oficial do dia 03 de outubro.


O evento contribui, por um lado, para a promoção damarca coletiva “Engineering & Tooling from Portugal”, demonstrando as competências integradas deste cluster que vão do design ao produto final e, por outro, para a atualização de conhecimentos e análise de tendências de empresários e quadros técnicos.


Entre os melhores do mundo
As empresas deste cluster vivem um processo de melhoria contínua, tecnológico e a nível dos processos, para abraçar tudo o que implica a mudança e a integração no âmbito da 'Indústria 4.0'. Os produtores portugueses querem figurar, como até agora, e como sempre, entre os melhores do mundo.


Portugal é o oitavo maior produtor mundial de moldes e o terceiro a nível da Europa. O valor das exportações deste sector tem-se pautado por um crescimento assinalável nos últimos anos: desde 2010, registou um crescimento na ordem dos 103%. Em 2017, as exportações atingiram um valor recorde de mais de 675 milhões de euros. Os principais mercados dos moldes portugueses foram Espanha (22%), Alemanha (21%), França (12%), República Checa (6%) e Polónia (5%). Este grupo foi seguido pelos Estados Unidos, México e Reino Unido. O “top ten” dos 'mercados destino' ficou completo com a Eslováquia e Hungria.


Mas estes não foram os únicos destinos: os produtores nacionais de moldes exportaram a sua produção para 93 mercados (países) distintos, o que demonstra a dimensão internacional e global desta indústria. O sector é hoje composto por cerca de cinco centenas de empresas, maioritariamente localizadas em duas regiões (Marinha Grande e Oliveira de Azeméis) e que integram aproximadamente 10.500 trabalhadores.


Com a realização da XI edição da Semana de Moldes, a organização criou uma montra com aquilo que de melhor se faz em Portugal e pelo mundo em termos de inovação, investigação e desenvolvimento de produto, destinada a todos os intervenientes do sector.


A iniciativa ramifica-se em vários eventos, onde sedestaca a Conferência 'Moldes Portugal 2018', o RPD2018(Rapid Product Development), o Brokerage Event(que integra o 'B2B Moulds 2018'), entre outros Seminários Técnicos, sessões temáticas e “Open Houses” de empresas de moldes e plásticos.



Os eventos:


RPD
O Rapid Product Development (RPD) abre a Semana de Moldes 2018, no CENTIMFE, na Marinha Grande, decorrendo na tarde do primeiro diae na manhã do segundo. É um encontro técnico e científico, durante o qual vão ser apresentadas novas tendências industriais e discutidos novos conceitos e ideias – Economia Circular, Produção Inteligente, Design for Manufaturing, entre outros – que determinam a envolvente empresarial. Conta com a presença de investigadores de várias nacionalidades, entre os quais os centros de investigação alemães Fraunhofer ou de empresas como a BMW, Navigator, Nissei Plastics, Bosch, a Embraer ou a NOS.


Conferência “Moldes Portugal”
A Conferência Internacional 'Moldes Portugal 2018', uma organização da CEFAMOL e que encerra a Semana de Moldes na manhã do dia 4 de outubro, é um espaço de discussão e reflexão sobre as novas tendências de mercado. Tem sido, ao longo das anteriores edições, o evento que mais atrai os empresários do sector, pela pertinência dos temas que, invariavelmente, suscitam trocas de opiniões entre participantes.
Este ano promete não ser exceção. Em destaque vão estar questões como 'a Internacionalização e Competitividade', 'Fábricas do futuro e os desafios da economia global', 'Plásticos e Indústria Automóvel nos EUA' e 'Tendências e Desafios na Indústria de Moldes'. Para além de oradores nacionais (como Luís Castro Henriques, Presidente da AICEP), estarão presentes, entre outros, Peter Droell e Jurgen Tiedje, da DG Research & Innovation da Comissão Europeia.


Brokerage Event
Funcionando em estreita relação com o RPD, o Brokerage, a decorrer na tarde do segundo dia do evento, nas instalações do CENTIMFE, é um fórum direcionado para a promoção de reuniões bilaterais, mas também de apresentação e partilha de oportunidades de andidaturas a programas de apoio para projetos do sector. Aqui estarão presentes para além dos protagonistas da indústria (empresas, fornecedores de tecnologia, centros tecnológicos, investigadores e universidades), os responsáveis do programa Eureka.O evento proporciona oportunidades às empresas de constituir parcerias, para intervenção no âmbito de programas comunitários.


Seminários Técnicos
Em paralelo com estas iniciativas, de segunda a quarta-feira, têm lugar seminários técnicos, no Centro de Negócios Área de Acolhimento do Loureiro,em Oliveira de Azeméis. Os temas foram escolhidos pela sua importância para a indústria e relacionam-se, sobretudo, com as tecnologias que introduzem a melhoria do desempenho e competitividade dos produtores de moldes nacionais.


A Semana de Moldes 2018 constitui-se como uma oportunidade única de, sem sair do País, entrar em contacto com as novas tendências tecnológicas desta indústria, tal como em áreas complementares, propiciando novas oportunidades de parceria nacionais e internacionais, desenvolvimento e introdução de metodologias e produtos e análise de tendências que permitam a apoiar estratégias de diferenciação das empresas participantes.


Ver programa completo aqui: http://www.mouldsevent.com/



Agenda