Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Digitalização e fabrico aditivo são destaques da revista 'Tech-I9'

Voltar à listagem

A segunda edição da revista 'Tech-I9', criada e produzida pela CEFAMOL, tem como destaque a “Digitalização na Indústria”. Ao longo de 80 páginas, a publicação apresenta a opinião de vários empresários e quadros de empresas do sector, de responsáveis de centros de saber, assim como de fornecedores da indústria, sobre os impactos das novas tecnologias no dia a dia das organizações, analisando tendências e mudanças que se verificam nas suas diferentes áreas funcionais.


João Faustino, Presidente da CEFAMOL, destaca, no seu artigo de opinião que "a quarta revolução industrial é hoje uma realidade" e que "assistimos a uma nova era baseada na contínua digitalização da indústria, onde uma nova geração de máquinas, conceitos e processos inteligentes assentes na robótica, na comunicação e gestão de dados, criam novas soluções e funcionalidades".


No editorial da publicação, Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, releva o tema, considerando, que "assistimos a uma época marcada por alterações profundas nos conceitos organizacionais, nas tecnologias, pela disseminação de informação e partilha do conhecimento, pela interação entre os diferentes agentes da sociedade, pela economia digital". Uma verdadeira '(r)evolução', no seu entender, que "gera novos desafios, mas também novas oportunidades para as nossas empresas que, certamente, irão passar pela proximidade com clientes, pelo desenvolvimento de trabalho colaborativo, pela eficiência de processos e pela comunicação, tratamento de dados e informação em tempo real".


Entre várias opiniões sobre o tema, destaque ainda para uma entrevista com Bob Williamson, Presidente da ISTMA World, na qual aconselha as empresas a "não ter medo da mudança", considerando ser importante também que as organizações percebam a importância de se agrupar e juntar em clusters, de forma a conseguir alcançar e aproveitar as vantagens deste novo paradigma.


De acordo com muitos dos intervenientes que partilham a sua opinião nesta publicação, é fácil perceber que ao competir num mercado extremamente exigente e dinâmico, indutor de novos conceitos ou processos, a Indústria Portuguesa de Moldes terá de manter uma ativa monitorização e vigilância sobre os fatores da competitividade que podem influenciar a sua trajetória de sucesso e o posicionamento internacional de excelência alcançado. A digitalização veio para ficar.


Esta é a segunda edição da revista 'Tech-I9', um projeto que foi lançado o ano passado pela CEFAMOL. Pretende ponderar e convidar as empresas a fazer uma reflexão sobre várias temáticas relacionadas com os desafios, sobretudo no âmbito do desenvolvimento tecnológico, que hoje se colocam ao sector e a todos quanto nele operam.


Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )