Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Seminário abordou conceitos e aplicações de canais quentes

Voltar à listagem

'Sistemas de Canais Quentes: Novos Conceitos e Aplicações', foi o tema de um seminário que, organizado pela Newserve - Serviços de Engenharia, em colaboração com a CEFAMOL decorreu nos dias 10 e 11 de setembro, respetivamente na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis. O tema atraiu, no conjunto das duas sessões, seis dezenas de profissionais da indústria de moldes.


Christoph Muench, da GÜNTHER Hot Runner Technology, foi o orador do seminário que dividiu em dois momentos: por um lado, a exposição relacionada com canais quentes; e, por outro, as aplicações de canais frios no processo produtivo.


No caso dos canais quentes, tema central da intervenção, Christoph Muench centrou a sua apresentação na necessidade de se apostar numa correta aplicação destes sistemas, lembrando que "98% de todas as falhas durante os testes do molde são devidas a uma geometria incorreta do ponto de injeção".


Abordou ainda questões relacionadas com o design e aplicação dos sistemas GUNTHER, apontando diversas resoluções para alguns dos problemas que podem ocorrer no processo.


Ao nível dos canais frios, destacou que a tecnologia - com recurso ao silicone líquido (LSR) - tem algumas vantagens, como "a produção sem desperdícios, melhor qualidade do artigo devido ao menor stress aplicado ao material, a estabilidade térmica, fácil manuseio, manutenção e limpeza, e peças de desgaste fáceis de substituir".


Enunciou ainda algumas das vantagens dos canais frios standardizados, explicando pormenorizadamente a tecnologia, dando alguns conselhos e diretrizes gerais. Apresentou também alguns exemplos e aplicações práticas.


A plateia, composta por técnicos de várias empresas do setor, mostrou-se interessada e participativa, colocando questões e partilhando experiências práticas.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )