Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Programa Talentum reflete sobre “Gestão Digital de Pessoas”

Voltar à listagem
Será possível colocar a digitalização ao serviço da “Gestão de Pessoas”? Esta foi uma das principais questões a que o seminário 'Gestão Digital de Pessoas' procurou responder, naquela que foi a sua penúltima sessão integrada no 'Programa Talentum' (que aborda a temática do papel da Pessoa nas organizações).


Durante o evento, promovido pela CEFAMOL no passado dia 10 de outubro, e que atraiu cerca de duas dezenas de profissionais do sector de moldes, foi destacado que, ao nível da gestão digital de pessoas, o objetivo principal é conseguir colocar as ferramentas tecnológicas ao serviço das organizações para melhor gerir e dinamizar os seus recursos humanos.


Para tal, será necessário, numa fase inicial, reunir um conjunto de dados e informação pertinente para, numa fase seguinte, os analisar e gerar conhecimento a partir deles. Desta forma, as decisões - seja de recrutamento, seja de retenção de pessoas - serão "ponderadas e fundamentadas". Contudo, para aqui chegar, é preciso que as organizações se prepararem internamente, criando mecanismos de credibilidade, ouvindo e dialogando com as pessoas, fortalecendo as suas equipas.



Num mundo em constante e grande mudança, marcado pela volatilidade, pela incerteza, pela complexidade e pela ambiguidade, a digitalização pode, também, ser um importante apoio à comunicação dentro das organizações. Foram analisados casos práticos, por exemplo ao nível das principais redes sociais que, em lugar do seu papel lúdico, podem ser usadas, com sucesso, como ferramentas de trabalho. Contudo, "é importante não esquecer que, para funcionarem, é preciso criar regras à sua utilização".


Sensibilização
O 'Programa Talentum' foi criado pela CEFAMOL com o objetivo de sensibilizar, debater e refletir os principais temas relacionados com a “Gestão de Pessoas” nas empresas. Nesse sentido, e para além destas sessões que têm uma periodicidade mensal, foi criado um grupo de trabalho (composto por várias empresas e instituições) com a finalidade de reunir um conjunto de propostas de mudança, a apresentar em primeira mão no X Congresso da Indústria de Moldes, em novembro, e que possam ser aplicadas pelo sector no seu conjunto, ou pelas empresas a nível individual, de forma a introduzir melhorias nas organizações.


O programa tem sido marcado, também, por intervenções em algumas empresas, de forma a identificar e procurar soluções para os seus problemas relacionados com a “Gestão de Pessoas”, quer ao nível da inovação organizacional, quer ao nível da formação em contexto de trabalho.



A última sessão do 'Programa Talentum' vai ter lugar em novembro, subordinada ao tema 'People Analytics: otimizar decisões'.


Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )