Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Sessão esclarece sobre segurança nas empresas em tempo de COVID

Voltar à listagem

A importância das empresas organizarem os seus serviços de Saúde e Segurança no Trabalho, sobretudo nesta época de pandemia Covid-19, foi defendida pela oradora convidada, Elisabete Santos, no decorrer do webinar 'Segurança e Saúde no Trabalho: Condições e Obrigações em Tempo de Pandemia' que, organizado pela CEFAMOL, decorreu no dia 8 de maio.


A oradora, especialista no tema do Direito Laboral e Saúde e Segurança no Trabalho, deu a conhecer, de forma genérica, as regras essenciais que as organizações devem cumprir no contexto de pandemia Covid-19, sublinhando que, no que diz respeito aos locais de trabalho, "o empregador deve assegurar todas as condições" de segurança aos colaboradores, desde a organização, equipamento e ambiente psicossocial.


Aconselhou, por isso, as organizações a informarem-se bem, junto das entidades responsáveis (como a ASAE e a ACT) antes de colocar medidas em prática, prevendo o regresso da atividade e, em muitos casos, o regresso dos trabalhadores à empresa. Questões como a higienização e desinfeção dos espaços, bem como a distância entre as pessoas, obedecem a normas e critérios que as empresas têm de cumprir escrupulosamente, advertiu.


Sublinhou ainda que, neste como em qualquer momento, é de extrema importância que as organizações mantenham um diálogo com os seus funcionários. E estes, sublinhou, têm também a responsabilidade de "cumprir as medidas de segurança definidas pela empresa".


A sessão contou com a participação de cerca de três dezenas de profissionais da indústria de moldes.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )