Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

'Vantagens da automatização' inauguram Ciclo de Webinars Técnicos da CEFAMOL

Voltar à listagem

O papel da automatização na melhoria da produção foi apresentado por David Vieira da Tebis e Gustavo Carolino da Dayton Progress, no decorrer do webinar ‘Repensar a produção com a automatização de processos’ que, organizado pela CEFAMOL, teve lugar no dia 2 de junho.


Tratou-se do primeiro de “um conjunto de webinares técnicos que terão lugar durante o mês de junho”, explicou o secretário-geral da CEFAMOL, Manuel Oliveira, adiantando que estas ações procuram, por um lado, “apoiar e esclarecer” os profissionais do sector sobre algumas questões ligadas com a melhoria do sistema produtivo e, por outro lado, “partilhar conceitos e conhecimento”.


Considerando que a automatização é, hoje em dia, “um tema atual e premente”, o orador, David Vieira, elencou um conjunto de melhorias que o processo produtivo ganha ao normalizar procedimentos. “Nos moldes, como em outros sectores, o mercado obriga a produzir cada vez mais” e é “necessário um software fiável que garanta a normalização do processo”, adiantou, apresentando, depois, as vantagens das soluções que disponibilizam ao mercado.


A automatização, reforçou, “não garante apenas a redução dos tempos de produção”. Como exemplo, lembrou o que se passou com a pandemia de Covid-19, que levou muitas empresas a recorrer ao teletrabalho, sublinhando que esta solução de trabalho, executada remotamente só foi possível pela segurança e confiança dos equipamentos. Depois, acrescentou que a automatização permite ainda ajudar a solucionar um dos grandes problemas da indústria que é a escassez de recursos humanos.


Com processos standardizados, frisou, é possível que pessoas com pouca experiência consigam assegurar a qualidade do trabalho, lembrando que esta opção pode também reduzir muito o erro na produção. Por último, chamou ainda a atenção que um processo automatizado é, também, mais amigo do ambiente uma vez que, por exemplo, reduz os tempos e o consumo de energia das máquinas.


Gustavo Carolino, da empresa Dayton Progress, apresentou o seu testemunho, considerando que a automatização “é uma mais valia” na produção, assegurando uma “maior qualidade no processo”.


Este webinar contou com a presença de mais de 50 participantes, entre as quais alguns profissionais ligados ao sector da metalomecânica, localizados fora de Portugal.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )