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Programa Talentum: Alinhar estratégias para satisfazer as necessidades dos clientes

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Definir responsabilidades dos colaboradores e alinhá-las com a resposta às necessidades dos clientes são dos maiores desafios que se colocam às empresas na sua rota de crescimento e, para que sejam alcançados com êxito, a comunicação e o planeamento são imprescindíveis.


Esta foi uma das principais conclusões da sessão do Programa “Talentum” que, sob o tema ‘Alinhar os colaboradores com as necessidades dos clientes’, decorreu no dia 14 de julho, contando com mais de quatro dezenas de participantes na assistência virtual. Organizado pela CEFAMOL, este webinar foi conduzido por Artur Ferraz, da International Business Consulting (IBC).


E nesta que foi a última sessão antes das férias de verão, Artur Ferraz colocou a assistência a bordo de um navio, com a rota apontada a uma ilha paradisíaca, como forma de salientar a importância da definição de uma estratégia que permita às empresas alcançar os seus objetivos. É que, enfatizou, “trabalhar sem planeamento é como navegar sem rumo”. Por isso, “é preciso planear e organizar, primeiro, e só depois trabalhar”.


E para isso, é necessário que empresa e colaboradores estejam alinhados naquilo que é a satisfação das necessidades dos seus clientes. Dessa forma, apontou algumas opções para que as organizações encontrem esse alinhamento. E isto passa, no seu entender, por salvaguardar algumas ações, seja internamente, seja para fora. Há, portanto, dois focos a ter em consideração: o interno e o externo.



Clareza

O primeiro, assenta nos colaboradores. É preciso, salientou, definir responsabilidades, criar rotinas de trabalho e saber dar feedback sobre os resultados. Na sua perspetiva, é necessário assegurar uma mensagem clara, seja na definição das funções, seja nos resultados a alcançar.


Clareza é, portanto, um ponto essencial nesta questão. Por isso, as pessoas têm de comunicar, advertiu.


Depois, para alcançar o sucesso, é preciso colocar em marcha quatro passos essenciais, definidos no método PAMA: Planear, Agir, Medir e Adaptar. Com a volatilidade que caracteriza o mundo de hoje, é fundamental que se criem algumas rotinas de forma que as pessoas consigam lidar com a mudança, sustentou, adiantando ser fundamental envolver as pessoas em todo este processo. Por isso, há um conjunto de linhas essenciais para que assegurar a motivação. Fazer críticas construtivas, de forma a incentivar as pessoas a fazer cada vez melhor é, no seu entender, fulcral. “Não é um trabalho fácil, mas tem de ser feito em ato contínuo”, sublinhou.


Já no foco externo, elencou como essencial, em primeiro lugar, identificar os clientes, caracterizando os mercados-alvo e selecionando os meios de prospeção. Depois, continuou, é preciso ouvir e identificar as necessidades dos clientes e tratá-las como prioridades.


Num terceiro momento, é necessário agir, assegurando que as áreas funcionais e as equipas estão alinhadas com as prioridades dos clientes. Neste processo, salientou ainda a importância de manter os clientes informados em relação às ações que estão a ser tomadas. Voltando à metáfora do navio, considerou que, desta forma, é possível orientar as velas e rumar em direção aos resultados que se pretendem alcançar.


A próxima sessão do programa Talentum está agendada para o mês de setembro.


Este programa, que vai no seu terceiro ano de realização, tem como objetivo analisar e debater processos de inovação organizacional e gestão de pessoas. Trabalhando em três vertentes – ‘Atrair e Recrutar Talento’, ‘Gerir e Reter Talento’ e ‘Design Organizacional’ – tem como metas o conhecimento e a avaliação das equipas de trabalho, a elaboração de modelos de gestão de pessoas, a criação de sistemas de avaliação eficazes e de formação orientada para os resultados. Pretende também apoiar as empresas a adaptar os desenhos organizacionais em função das estratégias e definir e alinhar políticas de gestão de pessoas e objetivos estratégicos.


Para além dos webinares, o Programa “Talentum” contempla ações de formação e ações de consultoria e apoio direto às empresas, com o objetivo de apoiar, de forma eficaz, a mudança.

Agenda

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