Empresas nacionais destacam contactos relevantes na Moulding Expo
Quinta, 22 Junho 2023
Voltar à listagemAs empresas que, em conjunto com a CEFAMOL, integraram a participação coletiva de Portugal na feira Moulding Expo, fizeram um balanço moderadamente positivo do evento, destacando que apesar de serem num número inferior ao inicialmente expectável, e que muito se relaciona com o momento atual do mercado, foi possível a realização de contactos relevantes com vários clientes e identificar possíveis futuros negócios.
O certame, que decorreu entre 13 e 16 junho, em Estugarda (Alemanha), representou o regresso desta feira, após um interregno de quase quatro anos: a feira realiza-se a cada dois anos e a edição de 2021 foi cancelada, devido à pandemia de Covid-19. Talvez por isso, a feira reuniu um conjunto de expositores não tão vasto como, à partida, esperariam as empresas de moldes nacionais. No entanto, esta versão mais reduzida acabou por revelar alguns aspetos positivos, permitindo um contacto mais prolongado com os visitantes do certame.
Integrado no projeto de promoção internacional “Engineering & Tooling from Portugal”, a CEFAMOL fez-se acompanhar por 20 empresas (Bormat, CR Moulds, Ecotool, FozMoldes, Frumolde, Ideal Molde, Itecmo, Moldoeste, Moldoplástico, Pearlmaster, Planimolde, PMM, Ribermold, Socem, Steelplus, Tecnimoplás, TJ Moldes, Uepro, VL Moldes e VSV), constituindo a segunda maior participação em número de empresas, logo depois da representação alemã.
Patrício Tavares, da CEFAMOL, explica que esta é uma feira internacional centrada na cadeia de abastecimento da indústria de plásticos, logo muito focada na indústria de moldes. Tem a localização como uma das grandes vantagens, ao ser realizada em Estugarda – região que concentra algumas das principais marcas automóveis alemãs.
“É uma região com muita tradição automóvel, mas também com muita indústria”, o que, salienta, tem atraído a visita de muitos dos principais players da indústria, nas anteriores edições do certame. Este ano, apesar de em menor quantidade, conta que a feira atraiu potenciais clientes e permitiu às empresas nacionais estabelecer alguns contactos de elevado interesse, com vista ao desenvolvimento de negócios futuros.
No decorrer do certame, as empresas nacionais receberam a visita, quer do delegado da AICEP em Berlim, Rui Boavista Marques, quer do cônsul de Portugal em Estugarda, Leandro Amado, que manifestaram o seu apreço pela qualidade que as empresas portuguesas demonstraram na feira, catapultando a importância dos moldes portugueses. Ambos se mostraram disponíveis para colaborar com a CEFAMOL no conjunto de outras ações de abordagem ao mercado alemão que estão já em preparação para os próximos meses.
Notas de otimismo
Desta feira da Alemanha, e apesar da aprensão e continua incerteza que carateriza atualmente o mercado, as empresas nacionais trouxeram, também, algumas notas de otimismo em relação ao futuro da indústria automóvel na Alemanha.
Patrício Tavares revela que, em conversa com alguns dos expositores, foi possível perceber que há alguns projetos que poderão ser lançados nos próximos tempos, mas há, sobretudo, um conjunto de clientes com modelos em fase de protótipo, o que significa que a decisão de avançar para o fabrico poderá surgir nos próximos meses.
“É certo que se nota alguma apreensão em relação ao futuro, mas à mistura com algum otimismo, face a estas revelações transmitidas por empresas do sector automóvel”, salienta.
Aposta profissional
De acordo com os dados da organização, a edição deste ano da Moulding Expo recebeu a visita de mais de seis mil profissionais, destacando-se “a sua elevada experiência no sector: 83 % eram os únicos responsáveis, co-responsáveis ou responsáveis a título consultivo pelas decisões de compra e aquisição nas suas empresas”, enquanto “12 % integravam a gestão das fábricas”.
Desta forma, destaca a organização, “a Moulding Expo é uma feira líder no sector de ferramentas e fabricação de moldes”, tendo sido o palco escolhido para a realização de diversos debates sobre tendências no sector, lançamento de novos produtos e, até, da realização de um encontro da ISTMA, que permitiu apresentar a Conferência Internacional que a associação realizará no final deste ano, na África do Sul.