Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Fakuma foi palco de bons contactos para moldes nacionais

Voltar à listagem




Saldou-se pela positiva a participação nacional na feira “Fakuma”, que decorreu de 18 a 21 outubro, em Friedrichshafen, na Alemanha. Nesta, que foi a 28.ª edição do certame, a CEFAMOL fez-se acompanhar por 22 empresas que, no final, se mostraram satisfeitas com os contactos realizados com clientes e potenciais clientes.



AES Group, Bormat, CR Moulds, Ecotool, FozMoldes, Frumolde, Microplásticos, Moldata, Moldes RP, Moldit, Moldoeste, Moldoplástico, PMM, Ribermold, Socem, Steelplus, Tecnifreza, Tecnimoplás, TJ Moldes, UEPro, Vangest, e VSV tiveram oportunidade, através dos contactos estabelecidos, de perceber que o mercado alemão – apesar de ter ainda a atividade industrial fortemente estagnada, sobretudo no ramo automóvel – começa a dar sinais de vitalidade, com perspetivas de, no curto prazo, avançarem novos projetos.


“A feira caracterizou-se por um grande movimento de visitantes que, notoriamente, estabeleceram contactos no sentido de preparar o futuro”, explicou Patrício Tavares, adiantando que a indústria alemã “está a alinhar a sua estratégia para que, uma vez ultrapassado este período de estagnação, consiga assegurar os seus fornecedores”.



Como ponto de partida, adianta Patrício Tavares, as empresas portuguesas iniciaram a feira “sem grandes expectativas”, tendo em conta a situação de arrefecimento da economia na Europa. Contudo, a feira acabou por revelar-se positiva, mostrando uma indústria (automóvel) que se prepara para o regresso à atividade. “Desde projetos que aguardam aprovação, a novos modelos em preparação, as empresas nacionais constataram que há uma movimentação grande e boas perspetivas por parte da indústria alemã”, salienta.


O mercado alemão, considera, “mantém a sua posição de importância estratégica elevada para o sector, não só pelo seu peso nas exportações nacionais, mas também por se tratar de um barómetro do negócio e das principais tendências, não só a nível da Europa, mas também dos principais mercados mundiais onde estão presentes as OEM clientes com sede no mercado comunitário, e onde muitas vezes é tomada a decisão de compra".




A feira

A Fakuma é uma feira internacional que abrange os principais mercados comunitários, com especial foco na Europa Central, que realizou este ano a sua 28ª edição. Esta feira é dedicada a toda a cadeia de valor da indústria do plástico, desde o conceito até à produção, passando por todos os fornecedores, clientes, entidades públicas e de ensino.


De acordo com a organização, esta edição – com um foco grande na questão da sustentabilidade - contou com mais de 1.600 expositores (44% oriundos de fora da Alemanha), tendo recebido cerca de 39 mil visitantes, a esmagadora maioria dos quais representantes das principais indústrias mundiais.




Pela sua dimensão e localização, é de notória importância, tratando-se da segunda maior feira, logo a seguir à gigante "K". Estrategicamente, a organização da ”Fakuma” decidiu realizar o evento apenas nos anos em que não se realiza a feira "K", assumindo-a como uma complementaridade ao invés de uma concorrência direta, o que tem beneficiado ambos os eventos em termos de expositores e visitantes.


A participação nacional na “Fakuma” está inserida no âmbito do projeto de promoção internacional ‘Engineering & Tooling from Portugal’, dinamizado pela CEFAMOL e apoiado pelo Compete 2030.


Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )