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Moldes nacionais desenvolvem bons contactos em feira de Lyon

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Dez empresas portuguesas acompanharam a CEFAMOL na edição deste ano da feira France Innovation Plasturgie (FIP), que decorreu de 4 a 7 de junho em Lyon. No final do certame, Itecmo, Jetmol, J.Prior, Planimolde, Proaz, Procadimoldes, Ribermold, Simoldes, Socem e TJ Moldes fizeram “um balanço muito positivo do certame”, de acordo com Patrício Tavares, da CEFAMOL.


A feira FIP, embora internacional, tem um forte carácter regional, focando-se principalmente na indústria de plásticos da região de Lyon e do mercado francês, explica, adiantando que este evento bienal, que alterna com a Global Industry, “atrai expositores e visitantes de vários países, mas mantém um foco especial nos transformadores de plástico franceses”.




Patrício Tavares destaca que França é um país de grande importância para a indústria de moldes nacional, ocupando, atualmente, a terceira posição no ranking dos principais mercados. A região de Lyon, salienta, assume-se como um hub industrial importante e diversificado no que diz respeito a áreas de negócio, não se centrando apenas na indústria automóvel.


Por esta razão, as empresas nacionais têm vindo a considerar esta feira como aposta, mantendo ali presença constante nas últimas edições. Pela mesma razão, o certame tem integrado, nos últimos anos, o Plano de Promoção Internacional desenvolvido pela CEFAMOL.



Um dos que fatores que terá contribuído para o balanço positivo desta feira, terá sido “a localização privilegiada” das empresas portuguesas no recinto, numa zona próxima da entrada, com muita visibilidade, o que terá garantido um fluxo constante de visitantes. Este facto, acentua, “contribuiu para a existência de numerosos contactos, especialmente em áreas fora da indústria automóvel, como a indústria médica – na qual há um grande potencial de crescimento para o nosso sector”.




Patrício Tavares revelou também que a maioria das empresas nacionais que participaram no evento “já trabalha diretamente ou indiretamente com o mercado”, tendo levado “comerciais experientes e fluentes em francês, o que facilitou as negociações”.



A dinâmica do mercado francês foi evidenciada pelo elevado movimento registado durante a feira, com visitantes a procurar novas soluções e parceiros para projetos concretos, contou ainda, adiantando que “as boas perspetivas e os contactos estabelecidos permitem abrir portas para novas oportunidades e negócios para as empresas nacionais”.


Esta participação coletiva inseriu-se no projeto de promoção internacional Engineering and Tooling from Portugal.




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