Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Presidente da associação sul africana do sector visita Portugal

Voltar à listagem

O presidente da Production Technologies Association of South Africa (PtSA), Tapiwa Samanga, deslocou-se a Portugal onde, nos dias 22 e 23 de julho visitou a indústria de moldes nacional, com o intuito de conhecer a envolvente sectorial e identificar oportunidades de colaboração entre empresas e entidades sectoriais dos dois países. Durante a visita, conheceu algumas empresas do sector, bem como o centro tecnológico (Centimfe) e o centro de formação (Cenfim).




Manifestando-se “impressionado com a organização e a cooperação da indústria de moldes em Portugal”, Tapiwa Samanga destacou o papel crucial da CEFAMOL na união e coordenação das empresas. "Sendo eu presidente de uma associação empresarial do sector não poderia deixar de evidenciar o papel da CEFAMOL em Portugal”, salientou, considerando que “os moldes estão incrivelmente implantados aqui e os fabricantes, que se conhecem há muitos anos, conseguem ser amigos e competir nos negócios”. No seu entender, isso resulta de “uma forte visão e coordenação, na qual as pessoas competem, mas também conseguem trabalhar em conjunto”. Algo que considera “incrível" e que, no seu entender, “só é possível através do papel de uma associação muito dinâmica”.


O presidente da associação sul-africana elogiou também os esforços conjuntos das várias entidades de apoio ao sector, como o Centimfe e o Cenfim, que desenvolvem programas direcionados para a indústria. "Fiquei impressionado com a quantidade de projetos e iniciativas que a associação desenvolve e coordena, com o suporte das restantes entidades; em conjunto, desenvolvem programas direcionados e pensados para o sector", afirmou.




Em relação às oportunidades que o seu país tem para os moldes portugueses, mencionou que “África está em grande transformação, com um mercado em crescimento e cheio de potencial”.


"Durante muito tempo, estivemos muito fechados, mas isso está a mudar. O mercado tem muito potencial de crescimento e isso nota-se nos mais diversos sectores, desde os eletrodomésticos ao automóvel, entre outros. Isto representa uma grande oportunidade para todos”, enfatizou, acentuando a importância de Portugal reconhecer estas oportunidades e de as empresas portuguesas darem passos no sentido de explorar tais mercados, procurando parceiros estratégicos localmente. "É preciso que as empresas deem passos no sentido de encontrar soluções para trabalhar neste mercado", rematou.

Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )