Indústria médica revela oportunidades para moldes portugueses
Segunda, 18 Novembro 2024
Voltar à listagemA indústria médica pode vir a constituir-se como um promissor mercado alternativo para os moldes portugueses. Isso mesmo demonstrou a visita de prospeção, organizada pela CEFAMOL nos dias 12 e 13 de novembro, às feiras Compamed e Medica, na Messe Düsseldorf, na Alemanha. As feiras, reconhecidas como referências mundiais, atraíram cerca de seis mil expositores globais, tendo como destaque inovações tecnológicas e oportunidades no sector de dispositivos médicos.
Esta iniciativa contou com a presença das empresas Imoplastic, Planitec, TCC, Tecnifreza e UEpro, integrando o projeto ‘Engineering & Tooling from Portugal’, que visa reforçar a internacionalização da indústria de moldes.
Durante a visita, os participantes nacionais tiveram oportunidade de contactar com as mais recentes tendências tecnológicas e, em simultâneo, estabeleceram interessantes e promissores contactos na área da indústria médica, tecendo um balanço positivo sobre as possibilidades de atuação neste mercado.
Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, sublinhou a importância estratégica desta aposta, destacando que, “embora a indústria médica não tenha a escala necessária para substituir o automóvel como principal cliente dos moldes portugueses”, esta apresenta, no entanto, “um potencial significativo” enquanto mercado alternativo. Contudo, alertou para os desafios, uma vez que “este sector exige o cumprimento de rigorosos requisitos e a integração em cadeias de abastecimento altamente especializadas”, assim como uma estratégia de abordagem de médio prazo.
As presenças nesta feira, juntamente com outras atividades de prospeção nesta área realizadas pela Associação, refletem uma estratégia de intervenção que visa a redução da dependência da indústria automóvel, de forma a ampliar o alcance dos moldes portugueses, contribuindo para a diversificação e o fortalecimento do sector, enfatizou.
Setor em expansão
De acordo com a organização do certame, a Compamed é uma feira líder voltada para fornecedores da tecnologia médica, tendo como foco os componentes, equipamentos e serviços de produção de alta qualidade. Reunindo cerca de 750 expositores, o evento apresentou inovações em microtecnologia, materiais e processos de fabrico, além de fóruns especializados que promovem o intercâmbio profissional.
Já a Medica, maior feira mundial do sector médico B2B, acolheu mais de 5.000 expositores de 72 países e 80.000 visitantes. Com uma ampla gama de produtos e serviços, desde imagem médica e diagnóstico até saúde móvel, o evento incluiu conferências e apresentações de especialistas e novos produtos, consolidando-se como um ponto de encontro essencial para esta indústria.
A participação em feiras como estas posiciona os moldes portugueses em mercados globais estratégicos, abrindo portas a novas oportunidades e, ao mesmo tempo, possibilita às empresas nacionais conhecer as cadeias de fornecimento, os principais players da área e demonstrar a sua capacidade de inovação e adaptação, procurando soluções e alternativas para o futuro.