Esta plataforma utiliza cookies de terceiros para melhorar a experiência do utilizador e os serviços que prestamos. Ao continuar a navegar, consideramos que aceita a sua utilização.

Polónia acolheu apresentação da Feira Moulding Expo

Voltar à listagem

Gdansk, na Polónia foi o destino escolhido para realizar, este ano, a apresentação da Moulding Expo, uma das mais importantes feiras do sector, que vai decorrer de 6 a 9 de maio, em Estugarda, na Alemanha. O momento coincidiu com a realização da reunião europeia da International Special Tooling and Machining Association (ISTMA), da qual a CEFAMOL faz parte, no decorrer da qual teve lugar uma importante reflexão sobre os principais desafios que se colocam atualmente à indústria de moldes.


Com esta viagem foi retomada a tradição das conferências de imprensa internacionais de apresentação da Moulding Expo – quebrada, apenas, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19. Depois de visitas a locais estratégicos do sector em Portugal e na Eslovénia, este ano o foco foi o Cluster Industrial de Bydgoszcz - Tool Valley, na Polónia. Ali, jornalistas europeus e diversos protagonistas da indústria de moldes, tiveram também a oportunidade de conhecer in loco o fabrico de moldes na Polónia, com a visita a duas empresas: a Shapers Poland e a Intemo.





Piotr Wojciechowski, diretor-geral do Cluster Industrial de Bydgoszcz - Tool Valley, revelou que o cluster polaco conta com 170 membros, incluindo universidades, instituições de apoio empresarial e 140 empresas dos sectores de moldes e plásticos. Adiantou que os principais clientes desta indústria são, a exemplo do que acontece em Portugal, as indústrias “automóvel, médica, cosmética e de utilidades domésticas”. De acordo com a organização da feira, o cluster polaco vai estar, pela primeira vez, representado na Moulding Expo, com um stand conjunto, integrando diversas empresas daquele país.


O programa desta viagem de imprensa foi ainda enriquecido com sessões de networking exclusivas e um jantar conjunto.


Florian Niethammer, responsável pelos eventos da Messe Stuttgart, revelou que a edição deste ano da feira espera “mais de 200 empresas de 16 países, sendo que 36 % dos expositores são internacionais”. E, no seu entender, o evento reunirá “os melhores representantes da indústria europeia no fabrico de ferramentas e moldes, bem como os seus fornecedores”. Ainda de acordo com este responsável, o certame dará destaque às pequenas e médias empresas do sector, proporcionando-lhes “uma plataforma para partilharem conhecimento e experiência”, esperando-se que possa ser palco de excelentes contactos e bons negócios. A Moulding Expo, enfatizou, integra também “todos os parceiros tecnológicos relevantes da indústria, que cumprem os elevados padrões de qualidade e precisão exigidos”.



Adaptação

A apresentação da feira coincidiu com a realização da reunião da ISTMA Europa, momento que serviu para uma reflexão alargada sobre a indústria de moldes que, no entender da associação, enfrenta desafios significativos, com a retração do consumo e do investimento que têm um impacto direto nas empresas. Um outro ponto em análise foi a estagnação e indefinição da indústria automóvel, sector que, a nível global, se mantém como principal cliente dos fabricantes de moldes.


Durante este evento Stephan Berz (vice-presidente da VDWF - Associação Alemã de Moldes e Ferramentas) foi eleito o novo presidente da ISTMA Europe. No seu entender, este sector é um elemento essencial na indústria europeia. “A atual mudança estrutural exige adaptação - desde perfis de clientes e acordos de cooperação na aquisição e produção, até à digitalização”, considerou.


Já Bob Williamson, presidente da ISTMA World, salientou que “o mercado global de ferramentas e moldes está avaliado em 260 mil milhões de dólares e prevê-se que atinja os 500 mil milhões de dólares até 2033”. No seu entender, desafios como a escassez de mão de obra qualificada e problemas nas cadeias de abastecimento ou os mercados emergentes na Ásia, “exigem inovação e automação”. “As redes regionais terão um papel cada vez mais relevante”, salientou.



Agenda

array ( 'type' => 8, 'message' => 'Use of undefined constant id - assumed \'id\'', 'file' => '/home/cefamol/public_html/datafuncs.php', 'line' => 1423, )