Empresas portuguesas buscam oportunidades no mercado da Roménia
Terça, 03 Junho 2025
Voltar à listagemA indústria de moldes continua a intensificar a sua presença na Roménia, reconhecendo o país como um mercado em franco crescimento e com elevado potencial para a expansão dos negócios.
No passado dia 29 de maio, a CEFAMOL acompanhou quatro empresas do sector - AM Moldes, Fozmoldes, Socem e TJ Moldes -, nos encontros bilaterais 'Technology Expo – B2B Meetings', realizados em Timișoara, uma das regiões industriais mais dinâmicas da Roménia.
Este evento proporcionou às empresas portuguesas a oportunidade de apresentar as suas atividades em reuniões previamente agendadas com potenciais novos clientes, bem como de consolidar relações com clientes já existentes no mercado romeno. Além das reuniões formais, as empresas aproveitaram a deslocação para visitar as instalações de potenciais clientes e parceiros locais.
Patrício Tavares, da CEFAMOL, destacou o crescente interesse da indústria de moldes portuguesa na região de Timișoara, referindo que, naquela região romena, "há um crescimento acelerado da indústria – com a instalação de alguns dos principais players europeus –, acompanhado por investimentos significativos em infraestruturas e equipamentos, de forma a transformar a cidade num polo industrial dinâmico e atrativo".
A Roménia tem vindo a afirmar-se como um mercado promissor para os moldes portugueses, especialmente na indústria automóvel. Dados recentes da AICEP dão nota que Portugal foi o maior exportador de moldes para injeção plástica para a Roménia, em 2023, com exportações no valor de cerca de 48 milhões de euros, ultrapassando fornecedores tradicionais como a China, Alemanha e Itália.
A participação neste certame reforça a estratégia das empresas portuguesas de explorar mercados emergentes e de alto potencial, como a Roménia, que se destaca pelo crescimento industrial e pela crescente procura de soluções inovadoras na área dos moldes.
As empresas nacionais consideram que a Roménia - e a região de Timișoara em particular - é um mercado que está a ganhar importância e é muito apelativo, sendo expectável que regressem no futuro para novas ações de prospeção e desenvolvimento de negócios, enfatizou ainda Patrício Tavares.