UNBOXING MARKETS: Brasil apresenta potencial para moldes portugueses
Sexta, 22 Novembro 2024
Voltar à listagemO mercado brasileiro, seja pela sua dimensão, dinâmica industrial ou fortes laços históricos com Portugal, apresenta oportunidades estratégicas de cooperação e negócio para os fabricantes de moldes nacionais. Esta foi, em síntese, uma das principais mensagens da mais recente edição do Unboxing Markets, evento promovido pela CEFAMOL, que se realizou, online, no dia 21 de novembro, destacando, precisamente, o mercado do Brasil.
A ação, que contou com a participação virtual de cerca de três dezenas de profissionais do sector, teve como oradores Christian Dihlmann, da associação brasileira de fabricantes de moldes (ABINFER – que preside, neste momento, à ISTMA Américas), e Marcos Nascimento, da associação de plásticos (ABIPLAST). Ambos revelaram as oportunidades estratégicas para os moldes portugueses no Brasil.
Christian Dihlmann explicou que o Brasil, com cerca de duas mil ferramentarias (fabricantes de moldes e ferramentas), tem ambições de “se posicionar entre os 10 maiores produtores mundiais de moldes”, ocupando, atualmente, o 20.º lugar. Apesar de um passado mais robusto, o sector enfrenta atualmente muitos desafios, sublinhando, citando, a título de exemplo, a fuga de cérebros para o estrangeiro e uma mudança geracional que afasta os jovens da indústria.
A ABINFER delineou um plano estruturado em 12 pilares, que incluem a capacitação de empresas e pessoas, a adoção da Indústria 4.0 e a sustentabilidade, entre outras, para revitalizar a indústria. O responsável destacou ainda que os fabricantes de moldes portugueses são “reconhecidos pela sua excelência e know-how”, sendo a língua e os laços históricos algumas das importantes vantagens competitivas para as empresas que desejem lançar-se neste mercado. Apontou, nesse sentido, as parcerias como “um caminho estratégico para as empresas portuguesas” aproveitarem as oportunidades que surgem, contando que o desenvolvimento industrial integra, hoje, as prioridades do governo brasileiro.
Complementaridades
Por sua vez, Marcos Nascimento sublinhou o peso da indústria transformadora de plásticos no Brasil, com mais de 12.000 empresas e 370.000 empregos. Este sector, sublinhou, é transversal, abastecendo áreas como a construção civil, a alimentação, os artigos domésticos e a indústria automóvel, entre outras.
Apesar dos custos elevados e da necessidade de promover a economia circular, Marcos Nascimento explicou que as empresas de plásticos se mostram otimistas, sobretudo devido aos mais recentes números do sector que evidenciam um crescimento de 3%, relativamente ao ano passado, e com boas perspetivas para manter este trajeto.
O orador enfatizou também a importância de reforçar a colaboração entre Portugal e Brasil, “explorando complementaridades para aumentar a competitividade e a presença global de ambas as indústrias”.
O webinar Unboxing Markets integra o projeto Engineering & Tooling from Portugal, que visa explorar mercados internacionais estratégicos para as empresas nacionais de moldes. O Brasil, como maior economia da América Latina e com uma posição geográfica privilegiada, é um parceiro promissor para Portugal.